Vídeos

Websérie Finanças do Bem | Contrato de Impacto Social

Está no ar o sexto episódio da websérie #FinançasdoBem: “Contratos de Impacto Social”!


“O setor público tipicamente contrata de uma forma muito prescritiva e com foco em atividade. Eles dizem exatamente o que você deve fazer e aquilo pelo que eles vão te pagar – o impacto é uma mera consequência. Isso gera alguns problemas: primeiro, o foco passa a ser no processo, e não no resultado; segundo, você engessa esse processo, não tem muito espaço para inovação, ou mesmo para eficiência”, explica Leonardo Letelier, CEO da SITAWI.

Os Contratos de Impacto Social são ferramentas que subvertem essa lógica, permitindo o pagamento por resultados sociais, através de uma contratação pública de investimentos privados para execução de serviços sociais. Uma ferramenta inovadora, o CIS atrela o retorno financeiro ao alcance de resultados sociais positivos: o governo se compromete a pagar os investidores somente se as metas estabelecidas para uma população definida forem atingidas. Assim, o risco financeiro é assumido pelo investidor, retirando do setor público o ônus por soluções ineficazes. 

“O Contrato de Impacto Social é uma ferramenta muito peculiar que tem duas características particulares: são puramente focados nos resultados. Nesse ponto de vista, diferem dos contratos que um governo costuma assinar, já que o foco é no beneficiário. Isso permite uma abordagem bem mais flexível, desenhada de acordo com as necessidades daquele indivíduo ou grupo de indivíduos”, diz Marta Garcia, do Social Finance UK.

Além de Letelier e Garcia, o episódio conta com a participação de Rafael Ribeiro, da SITAWI, e Marcos Vinícius de Souza, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Para auxiliar governos subnacionais na estruturação de um Contrato de Impacto Social, a SITAWI está com inscrições abertas para a 1ª Chamada SITAWI de Contratos de Impacto Social. A iniciativa conta com duas categorias, uma de âmbito nacional e outra focada no estado do Rio de Janeiro. Para maiores informações, acesso o site da Chamada.

Os cinco primeiros capítulos da série podem ser assistidos aqui. Inscreva-se em nosso canal para receber a notificação e assistir em primeira mão. Caso queira comentar sobre este conteúdo, compartilhar sugestões e dúvidas, fique à vontade para escrever para comunicacao@sitawi.net

Sobre a websérie

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre as Finanças do Bem, a SITAWI lança websérie com depoimento de 22 especialistas dos campos de Finanças Sociais e Sustentáveis. Os oito capítulos da série online serão divulgados periodicamente e apresentam os temas de: Títulos Verdes, Investimento de Impacto, Risco Socioambiental, Contratos de Impacto Social, Integração ASG, Mensuração de Impacto e Mecanismos FInanceiros Inovadores. Inscreva-se no nosso canal.

Investindo no Impacto | Negócios que transformam o mundo

Como a sua doação faz a diferença?

Investimento Responsável | Websérie Finanças do Bem #7

Contrato de Impacto Social | Websérie Finanças do Bem #6

Risco Socioambiental | Websérie Finanças do Bem #5

Mecanismos Financeiros Inovadores | Websérie Finanças do Bem #4