Impact Investing Experience – Fundos Socioambientais Rotativos

O acesso a financiamento e investimento para organizações sociais e negócios de impacto com e sem fins de lucro é restritivo devido ao tamanho e modelo das organizações e às altas taxas de juros praticadas no mercado. No entanto, as iniciativas precisam de capital tanto para manter a operação funcionando quanto para expandir seu impacto.

 

Pensando nisso, a SITAWI disponibiliza capital com análise de impacto da organização solicitante com baixas taxas de juros e apoio estratégico. Desde 2008, realizamos 33 empréstimos socioambientais e 2 investimentos socioambientais para 26 organizações, desembolsando R$4,2 milhões no setor social e alcançando mais de 216 mil pessoas.

 

[colocar infográfico explicando o funcionamento igual na seção de fundos filantrópicos, mas sem aquela parte de doação saindo do fundo]

 

Viabilizamos empréstimos a uma taxa de juros abaixo do mercado para empreendimentos sociais e/ou ambientais. Como o capital é devolvido, novos empréstimos podem ser feitos, atingindo outros beneficiários e projetos. O resultado é o uso eficiente do dinheiro e um significativo efeito multiplicador.

 

FALAR DO EFEITO MULTIPLICADOR

 

Conheça o case e o perfil de cada um dos Fundos ativos:

Fundo de Empréstimos Socioambientais  – FES

Primeiro fundo criado pela SITAWI, em 2008, recebe recursos doados por diversos atores como Institutos, Fundações e pessoas físicas. O objetivo é juntar estes recursos alavancando-os para apoiar negócios de impacto, sejam eles com ou sem fins de lucro, através do empréstimo socioambiental. O fundo foca em meio ambiente e populações em estado de vulnerabilidade social.

Família C

Fundo de gestão compartilhada, construído a partir da doação de um family office que tem como objetivo ofertar capital para o crescimento de organizações sociais e negócios de impacto. O fundo foca em habitação, água, tecnologia para pessoas com deficiência, saúde e educação.

Em 2016, o Fundo realizou dois empréstimos para organizações nas áreas de Educação e Saúde e, também, um investimento socioambiental para organização que busca a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Confira os Negócios de Impacto apoiados por esses fundos:

Inserir logos das instituições apoiadas com link para cases (Feira Preta, Rede Asta, Alpha Lumen, Egalitê, 4YOU2).