Página de histórico
2005
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
Leonardo Letelier, MBA em Harvard e consultor na McKinsey por 10 anos em vários países, entendeu que deveria ajudar a transformar realidades sociais no Brasil com sua experiência em Finanças e Negócios.
Após dois anos de preparação e pesquisas, Leonardo repensou as Finanças para o Bem e iniciou as operações do que viria a ser a SITAWI. A formalização aconteceria no ano seguinte.
Formalização da SITAWI e estruturação do Empréstimo Socioambiental.
Primeiros Empréstimos Socioambientais para Solidarium, Caspiedade e Davida.
Convite para fazer parte do Clinton Global Initiative (CGI) e recebimento do Certificado de OSCIP.
Conquista do prêmio beyondBanking pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Artigo na Stanford Social Innovation Review e criação de novo produto: Gestão de Fundos Filantrópicos para Famílias e Empresas: primeiro cliente USAID + Unidos.
Ampliação do foco para Finanças do Bem, incorporando um programa de Finanças Sustentáveis. Retomada da atuação em Negócios & Impacto.
Nomeação para a Diretoria Executiva da Força Tarefa de Finanças Sociais.
Fundo Ecomudança/ Itaú segue liderança da SITAWI e incorpora empréstimos em sua estratégia de investimentos social.Criação de um programa de Cultura Filantrópica e liderança nos temas de Green Bonds e Social Impact Bonds. Nosso diretor, Gustavo Pimentel, foi eleito o melhor analista Socioambiental para Investidores pela Independent Research on Responsible Investment (IRRI). Ao lado do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), entramos para a Diretoria Executiva da Força Tarefa de Finanças Sociais no Brasil, da qual fizemos parte até 2017.
Conquista do prêmio ABCR de Organização mais Transparente e do selo A+ em Transparência e Gestão pelo Instituto Doar. A SITAWI ainda entrou no ranking Melhores 500 ONGs como uma das organizações sociais mais influentes do mundo. Ficamos na 6ª colocação no Brasil, 8ª na América Latina e na 130ª posição no ranking global.
Pelo 4º ano consecutivo, a SITAWI foi reconhecida em dez categorias e teve quatro analistas bem posicionados em categorias individuais do ranking Independent Research in Responsible Investment (IRRI). Além deste, a SITAWI recebeu outros dois reconhecimentos: subiu 11 posições em relação ao ano anterior no ranking TOP500 NGOs da NGO Advisor, passando a ocupar o 119º lugar global, e foi considerada uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, em premiação da Revista Época e do Instituto Doar. Fomos, também, a única organização brasileira finalista na 6ª edição do Finance for the Future Awards.
Através de seu programa de Finanças Sustentáveis, a SITAWI recebeu a certificação B e entrou para o grupo de empresas “boas para o mundo”, do Sistema B. E, pelo segundo ano consecutivo, a premiação do Instituto Doar colocou a SITAWI entre as 100 melhores ONGs do país.