Fundos Patrimoniais

Os Fundos Patrimoniais, ou Endowments, são instrumentos financeiros que têm como finalidade garantir a sustentabilidade financeira de organizações sem fins lucrativos – através dos rendimentos dos recursos investidos, oriundos de doações, – e, assim, promover impacto a longo prazo.

A SITAWI, em parceria com a Endowments do Brasil, Organização Gestora de Fundos Patrimoniais (OGFP), desenvolveu esta abordagem, inovadora no país, que permite a criação de Fundos Patrimoniais conforme normas da lei 13.800/2019.

A estrutura da OGFP abrigará fundos de múltiplas causas, com um custo consideravelmente menor do que cada causa/instituição teria ao criar sua própria OGFP, numa lógica de ‘infraestrutura comum’. A parceria entre as organizações – com CNPJs e governanças independentes – será representada pela marca ‘SITAWI Fundos Patrimoniais’.

Contando com a credibilidade e a transparência reconhecida da atuação da SITAWI, a OGFP realiza a gestão do principal e do fluxo de capital (rendimentos financeiros), ou seja, gerencia o aporte de recursos em busca de rendimento financeiro sólido de longo prazo e os desembolsos desse rendimento para as instituições e projetos apoiados.

A estrutura proposta soluciona a complexidade envolvida na criação e manutenção de um novo CNPJ dedicado para essa atividade, conforme determinado pela Lei. Os Fundos Patrimoniais geridos pela Endowments do Brasil (OGFP), em parceria com a SITAWI, poderão partir do valor de R$ 2 milhões.