Projeto de redução de emissões contribuindo para a mitigação do Efeito Estufa e demais benefícios ambientais associados.
De acordo com o Glossário Ambiental do CEPEA.
Ativo fixo é todo capital que uma empresa possui em forma de bens, que normalmente são utilizados como tal, e não para gerar mais dinheiro. Por exemplo, os equipamentos que constituem a linha de montagem de uma fábrica, bem como prédios e edifícios onde um empreendimento tem seus escritórios ou lojas, todos estes itens fazem parte do ativo fixo ou tangível, ou seja, patrimônios que um negócio possui por serem necessários à produção e comercialização de mercadorias ou serviços.
De acordo com o glossário Guiabolso.
É um modelo de financiamento misto que combina recursos financeiros de diferentes capitais para estimular o investimento em projetos sustentáveis em países em desenvolvimento.
https://www.sitawi.net/noticias/blended-finance/nnhttps://www.youtube.com/watch?v=HE7vQBQjVxM&t=3s nnDe acordo com Verbete Draft.
O capital de giro é o dinheiro necessário para bancar a continuidade do funcionamento de uma empresa. Ele é importante pois garante a saúde financeira da empresa, proporcionando recursos de financiamento aos clientes, mantém os estoques e assegura o pagamento aos fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
De acordo com o SEBRAE.
O capital semente, também chamado de Seed Money ou Seed Capital, é um investimento realizado em empresas iniciantes, que ainda não têm consolidação no mercado. Em alguns casos, a ideia é bastante recente e os empreendedores ainda estão em busca de capital para criar a solução ou produto. O financiamento é fornecido por investidores privados – geralmente em troca de uma participação acionária na empresa ou por uma participação nos lucros de um produto. Muito do capital semente que uma empresa levanta pode vir de fontes próximas a seus fundadores, incluindo família, amigos e outros conhecidos.
Investopedia
Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio estão vinculados a direitos creditórios originários de negócios realizados, em sua maioria, por produtores rurais ou suas cooperativas, relacionados ao financiamento da atividade agropecuária.
nDe acordo com o site XP
Os Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos lastreados em créditos imobiliários, representativos de parcelas de um direito creditório.
nnDe acordo com o site XP
Os projetos de consultoria apoiam o desenvolvimento de políticas, processos, métodos e capacidades para que instituições financeiras, investidores e empresas incorporem questões ASG em sua estratégia de negócio, produtos, análise de riscos e investimentos. Apesar de possuírem também um conteúdo de pesquisa, esses projetos demandam maior interface com o cliente – ou beneficiário – e buscam promover mudança na forma de fazer negócios ou tomar decisão. Os projetos de consultoria também podem ter como escopo prover inteligência e articulação institucional para avançar a agenda de Finanças Sustentáveis na região.
De acordo com o RA 2017.
O Contrato de Impacto Social (CIS) é um novo mecanismo de pagamento por resultados sociais, através de uma contratação pública de investimentos privados para execução de serviços sociais. Esse mecanismo atrela o retorno financeiro ao alcance de resultados sociais positivos: o governo se compromete a pagar os investidores, com uma taxa de retorno, somente se as metas estabelecidas para uma população definida sejam atingidas. Dessa forma, o risco financeiro de insucesso do programa é assumido pelo investidor, retirando do setor público o ônus por soluções ineficazes.
Para mais informações, acesse SITAWIgov.
O Crowdfunding (ou financiamento pela multidão, em tradução literal) é uma modalidade de investimento onde várias pessoas podem investir pequenas quantias de dinheiro geralmente via internet, em startups e pequenas empresas para que possam investir no crescimento, lançar produtos e viabilizar o empreendedorismo.
De acordo com Investopedia e SEBRAE
É um modelo onde os investidores emprestam dinheiro a uma empresa, definindo a quantia e a taxa de juros desse empréstimo. Esse empréstimo é voltado para micro e pequenas empresas. Essa modalidade de empréstimo viabiliza o investimento financeiro em projetos comerciais ou individuais de forma menos burocrática e sem o envolvimento de bancos ou instituições financeiras. Várias pessoas podem investir com diferentes valores, até atingir o montante solicitado. É o modelo utiliado na Plataforma de Empréstimo Coletivo da SITAWI.
Para mais informações, acesse nossa Plataforma de Empréstimo Coletivo: SITAWI CapRate.
A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.
Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.nnOs recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.nnDe acordo com o site https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html
São debêntures isentas da cobrança do imposto de renda. Quanto maior o prazo, menos cobrança de renda há.
De acordo com o site The Cap.
Contrato de impacto implementado em países de baixa e média renda, onde uma agência doadora, instituição multilateral ou uma fundação paga pelos resultados desejados em oposição ao governo (pode haver combinação entre o governo e terceiros).
Definição: Government Outcomes Lab
Por meio do seu serviço de Due Diligence, a SITAWI apoia Bancos e Gestores de Private Equity
nas análises de risco socioambiental, controvérsias, conformidade com a legislação e compadrões determinados de empresas a seremninvestidas ou financiadas. Esse processo incluina análise de documentos, visitas em campo enentrevistas com gestores e stakeholders.nn
É um processo detalhado de estudo feito por consultorias especializadas, que analisam e avaliam informações e documentos dos variados setores de uma empresa. Essa atividade permite uma visão extensa sobre a real situação de um negócio, além de prevenir situações de risco.
De acordo com o Grupo BLB Brasil.
É a disponibilização de bens e serviços que satisfazem as necessidades humanas sem causar impactos ambientais, utilizando o mínimo dos recursos naturais não renováveis. Essa prática pode ser adotada tanto por empresas, quanto por indivíduos que procuram ter hábitos mais sustentáveis em seu dia a dia. Essa prática é interligada ao desenvolvimento sustentável.
No site do eCycle de acordo com o World Business Council for Sustainable Development.
Certificados B Corp são emitidos pelo B Lab para identificar empresas que seguem determinados padrões de transparência, responsabilidade e desempenho.
O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. Esta é uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.nnEm 2019, A SITAWI Finanças do Bem, através de seu programa Finanças Sustentáveis, conquistou a certificação B, após pontuar no top 10% entre todas as Empresas B certificadas no mundo.nnSaiba mais em: https://www.sistemabbrasil.org/sobre
Empréstimos realizados a empreendimentos capazes de comprovar seu impacto social ou ambiental positivo, sendo pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos. (inserir histórico SITAWI. primeiro serviço oferecido)
Para mais informações, acesse nossa Plataforma de Empréstimo Coletivo: SITAWI CapRate.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, e significa um conjunto de critérios para avaliação da performance ambiental, social e de governança corporativa de uma empresa.
No Brasil a sigla foi traduzida para ASG, mas tem predominado o uso da sigla em inglês. Pensando nisso, a SITAWI desenvolveu expertise para modelar os impactos ESG nos negócios, apoiando a tomada de decisão de investidores institucionais, bancos e seguradoras.nDe acordo com o Resetpédia e de acordo com o blog XP
É um fundo de gestão compartilhada, construído a partir da doação de um family office, que tem como objetivo ofertar capital para o crescimento de organizações sociais e negócios de impacto. Por meio deste fundo, em 2017 foi estruturada pela primeira vez no país uma operação de crowdlending para um negócio de impacto.
De acordo com o RA 2017.
São empresas privadas de consultoria em gestão de patrimônio que atendem a investidores de alto patrimônio, oferecendo soluções totalmente terceirizadas. Por exemplo, muitos family offices oferecem orçamento, seguro, doações de caridade, negócios familiares, transferência de patrimônio e serviços fiscais.
nInvestopedia
Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.
De acordo com o Resetpédia e de acordo com o blog XP
Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.
De acordo com o Resetpédia e de acordo com o blog XP
Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.
De acordo com o Resetpédia e de acordo com o blog XP
O programa Finanças Sociais é responsável pelo desenvolvimento dos Contratos de Impacto Social (CIS, do inglês Social Impact Bonds) no Brasil e pela gestão de Fundos Filantrópicos (FF) e Fundos Socioambientais Rotativos (FSR), a partir dos quais são realizadas Doações, Empréstimos, Garantias ou Investimentos Socioambientais para organizações e negócios de impacto com ou sem fins lucrativos.
De acordo com o RA 2017.
O programa Finanças Sustentáveis é responsável por avançar a integração de temas socioambientais nas decisões de investimento de bancos de desenvolvimento, bancos comerciais, fundos de pensão, de private equity, asset managers, seguradoras, fundações filantrópicas, ONGs, associações, think-tanks e grandes empresas. O modelo de negócios é prioritariamente comercial, com pagamentos diretos pelos clientes por serviços de consultoria e pesquisa.
nDe acordo com o RA 2017.
A SITAWI opera os Fundos Socioambientais Rotativos em parceria com fundações, institutos, empresas e filantropos, proporcionando uma experiência de coinvestimento de impacto. Ao início de cada fundo, é feita uma construção conjunta das teses de impacto e investimento, e dessa forma, é possível criar programas customizados para atender de forma única as necessidades de cada instituidor, com flexibilidade e transparência na aplicação dos recursos em negócios de impacto (sejam eles com ou sem fins lucrativos) no Brasil.
De acordo com o RA 2017 e com o site SITAWI.
Primeiro fundo criado pela SITAWI, em 2008, o FES recebe recursos doados por diferentes atores como institutos, fundações e pessoas físicas. O objetivo é apoiar negócios de impacto, sejam eles com ou sem fins lucrativos, através de diferentes mecanismos de impacto como os Empréstimos Socioambientais, a Garantia e o Crowdlending.
De acordo com o RA 2017.
A gestão de Fundos Filantrópicos permite a articulação dos recursos de múltiplos doadores para a realização de uma estratégia comum e os desembolsa de maneira rápida e eficiente, permitindo que o instituidor e seus parceiros foquem seus esforços e tempo gestão programática e nas atividades do fundo.
Para mais informações, acesse nosso site.
Consiste em atividades que extraem o valor dos ativos de uma empresa. Deve ser feito antes de se adquirir um ativo, pois ele é responsável por adequar a empresa aos padrões nacionais e internacionais. Se a gestão for feita de forma correta, o ativo terá uma performance melhor, aumentando a produtividade e otimizando o orçamento.
De acordo com o Engeman.
Os investidores institucionais são os grandes fundos de investimento, como: empresas, bancos, hedge funds, fundos de pensão e seguradoras. Como possuem grandes fortunas, eles são os provedores de liquidez dos mercados financeiros, empresas que organizam investimentos para terceiros.
De acordo com o BitcoinTrade.
A SITAWI valoriza e tem forte compromisso com o monitoramento e a avaliação do impacto das iniciativas e investimentos. Em constante desenvolvimento, nossos processos de análise e avaliação de impacto permitem certa flexibilidade para contemplar as particularidades de cada negócio, mas seguem uma mesma metodologia para definição de indicadores e monitoramento que lhes garante robustez e comparabilidade entre os negócios. Atualmente, as atividades de avaliação das oportunidades de investimento se dão conforme o esquema a seguir. Através desse processo, a SITAWI reafirma seu compromisso com o entendimento, monitoramento e comunicação do impacto socioambiental da organização e dos negócios financiados, visando proporcionar insights tanto para os parceiros e instituidores em suas experiências de investimento de impacto, como para as organizações e empreendedores na validação e busca pela maximização de seus impactos.
De acordo com o RA 2017 e com o site SITAWI.
É o principal termo usado para incluir os critérios Ambientais,
Sociais e de Governança (ESG) no processo de investimento.Por meio desse processo, o Investimento Responsável buscangerar um retorno financeiro competitivo e de longo prazo e,nsimultaneamente, criar mudanças positivas. nnDe acordo com o glossário Nordea.
É um empréstimo de capital ao banco, que o devolve com juros já acordados. Esse tipo de aplicação possui baixa liquidez, logo, é preciso ser acompanhado de um bom planejamento financeiro.
De acordo com o site The Cap.
É um modelo de financiamento coletivo onde parte dos recursos vêm de uma pessoa física e a outra parte vem da instituição financiadora, que utiliza os recursos para potencializar os investimentos.
De acordo com o Catarse.
É uma representação dos temas de sustentabilidade de uma empresa de forma gráfica, muito importante para o planejamento estratégico.
De acordo com o Sustentabilidade.com.vc.
O método de avaliação de impacto consiste em analisar a eficiência, relevância, sustentabilidade e, claro, o impacto de um projeto social.
De acordo com o Instituto Legado.
Negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar impacto socioambiental positivo ao mesmo tempo em que geram resultado financeiro positivo e de forma sustentável.
De acordo com o SITAWI CapRate.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, também conhecidos como “Objetivos Globais”, consistem em 17 objetivos e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.
De acordo com o site ODS Brasil.
É uma modalidade inovadora de economia compartilhada, onde um ou mais investidores se unem para emprestar dinheiro para empresas ou pessoas.
De acordo com o site Peak Invest.
Método que avalia o propósito de uma investigação, melhorando a tomada de decisões e aprimorando o conhecimento. Ela melhora a eficácia das operações e traz excelentes benefícios. Os projetos de Pesquisa e Avaliação da SITAWI modelam os impactos ASG em negócios, contribuindo para a tomada de decisão de investidores institucionais, bancos, seguradoras e empresas não financeiras em transações específicas. A SITAWI trabalha tanto com análises de prateleira (Rating e Valuation ASG) como sob demanda (Diligência ASG e Avaliação de Títulos Verdes).
De acordo com RA 2017.
É uma modalidade de investimento no qual uma gestora adquire parte de uma outra empresa em crescimento. O objetivo é tornar-se sócia no negócio e alavancar o valor da companhia, por meio de seu ingresso na bolsa de valores, onde o investidor acaba participando ativamente da administração e da gestão da companhia.
De acordo com o Capital Research.
Produtos que têm o intuito de reduzir os impactos de forma mais abrangente, além da abordagem ecologicamente preservativa e preocupando-se com um processo de produção mais eficiente com o gasto energético, diminuindo o desperdício de água e outras fontes de energia.
De acordo com o Globo.
Programas Territoriais são iniciativas que incluem uma ampla variedade de parceiros e organizações que atuam de forma coordenada para um objetivo socioambiental específico. Com o intuito de coordenar demandas complexas e diferentes agendas, a SITAWI oferece neutralidade e expertise em gestão, possibilitando um olhar estratégico no desenvolvimento do projeto. Fazemos a gestão programática, técnica, financeira e de impacto destas iniciativas complexas, bem como a conciliação dos objetivos comuns entre os atores envolvidos (iniciativa privada, agências de fomento e desenvolvimento, associações locais e governos) buscando aplicar as intervenções necessárias para atingir os melhores resultados possíveis.
De acordo com o RA 2017 e com o site SITAWI.
O serviço inclui a provisão de relatórios com a opinião da SITAWI sobre a performance ASG de empresas listadas em bolsa e algumas emissoras de debêntures, combinado com calls regulares com nossa equipe de analistas ASG especializados, a maior da América Latina, com 6 profissionais. Em alguns casos, o serviço pode ser combinado com consultoria para desenvolvimento de políticas e métodos proprietários de integração ASG nos processos de investimento do cliente.
De acordo com o RA 2017.
A SITAWI foi a primeira organização brasileira a emitir Segunda Opinião sobre as credenciais socioambientais de títulos verdes (green bonds) em 2016, e vem desde então acompanhando as inovações desse mercado. Os Títulos Verdes são instrumentos de dívida como debêntures, Letras Financeiras, CRA, LCA, FIDC, dentre outras, que se comprometem a financiar ativos e projetos verdes.
De acordo com o RA 2017.
O Sistema de Administração de Riscos Ambientais e Sociais (SARAS) é um conjunto de políticas, processos, rotinas e ferramentas que as instituições financeiras utilizam para identificar, avaliar, mitigar e monitorar os riscos socioambientais em sua carteira de crédito, investimentos e seguros. A SITAWI possui metodologia própria para a avaliação, desenvolvimento e implementação desses sistemas sob medida para bancos, fundos de private equity e debt, gestores de recursos e fundos de pensão.
De acordo com o RA 2017 e com o site SITAWI.
É uma força-tarefa que reúne uma série de organizações com o objetivo de desenvolver um padrão comum para que empresas possam medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima. O objetivo é servir de ferramenta para que investidores, credores e outros possam se informar sobre os riscos incorridos pelas empresas na área climática.
De acordo com o Resetpédia.
É uma metodologia de planejamento. Nela, organizam-se mudanças desejadas numa iniciativa social. Ela define qual posição a organização vai tomar e a deixa em evidência para seus investidores.
De acordo com o Verbete Draft.
Levantamos e analisamos os dados do negócio e de impacto para desenho inicial da TdM. De forma lógica, produzimos o mapa que ilustra os caminhos que ligam as atividades executadas pela organização aos respectivos outputs (saídas), passando pelos resultados esperados em curto e médio prazos, até o atingimento do impacto efetivo, sempre alinhado com os ODS da ONU. Ao longo do mapeamento, são também apontados os riscos que podem impedir o atingimento do impacto e as premissas assumidas para que os resultados sejam obtidos.
De acordo com o RA 2017.
São instituições ou organizações que produzem conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos e que também são responsáveis pela difusão desses assuntos. Esse processo é feito através de estudos e artigos, publicados com o objetivo de influenciar a opinião pública.
De acordo com o Enap.
Na prática, deveria somente ser utilizada em sustainability bonds, ou seja, títulos com benefícios ambientais e sociais (por exemplo, emissões do setor de saneamento). Contudo, é comumente e erroneamente utilizada como algo mais amplo, abarcando tudo.
De acordo com o Fernando Malta.
É a categoria mais ampla, abarca os green, social, sustainable, transition e sustainability-linked bonds.
De acordo com o Fernando Malta.
Qualquer título temático que tenha recebido algum parecer independente (também poderia ser títulos rotulado, título etiquetado).
De acordo com o Fernando Malta.
Os Títulos Verdes (green bonds) são instrumentos de dívida como debêntures, Letras Financeiras, CRA, LCA, FIDC etc. que se comprometem a financiar ativos verdes ou que visem a mitigação das mudanças climáticas. Os participantes do mercado de títulos verdes incluem, além dos participantes usuais do mercado de títulos de dívida, agentes de avaliação externa, que atestam, por meio de um parecer independente, os atributos ambientais positivos dos projetos para os quais os recursos captados serão destinados.
De acordo com o RA 2017 SITAWI.