Cultura Filantrópica

Novo Fundo Filantrópico tem foco na recuperação de Brumadinho

21 de fevereiro de 2019

No dia 25 de janeiro de 2019, a barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu-se causando vítimas, destruindo comunidades próximas e desencadeando problemas ambientais na região. Diversas empresas, ONGs, artistas e outras instituições realizaram ações para arrecadar doações urgentes em apoio às vítimas de Brumadinho. Entretanto, são necessárias, também, estratégias de médio e longo prazo para gerenciar os recursos destinados a Brumadinho. Para apoiar a recuperação

Tags: , , , ,

Estudo analisa incentivo fiscal à doação

20 de maio de 2016

O Brasil é um dos países com menor incentivo fiscal a indivíduos e empresas a doar, e tem um dos modelos mais restritivos do mundo! É o que aponta o estudo “Estados Doadores – Uma comparação internacional do tratamento fiscal da doações” sobre incentivos fiscais para doações da Charities Aid Foundation (CAF). A publicação analisa as práticas de incentivo fiscal à doação em 26 países e conclui que o regime

Tags: , ,

“SITAWI – A multiplicação do bem” – Isto É Dinheiro 08/06/15

08 de junho de 2015

Cerca de 10,5 milhões de brasileiros se enquadram na faixa de extrema pobreza. Esses cidadãos são privados de quase todos os direitos e sobrevivem com a colaboração de pessoas que se sensibilizam com suas condições precárias de vida. O problema é que essa ajuda costuma ser esporádica, o que explica que o Brasil apareça na 90a colocação do ranking mundial de doações, ficando atrás de países muito mais pobres, como Afeganistão e Bangladesh.

“Precisamos estimular a cultura filantrópica no País de tal forma que as pessoas não só doem mais, mas também doem melhor”, diz Leonardo Letelier, presidente da SITAWI Finanças do Bem. Fundada em 2008, a empresa tem como objetivo promover uma transformação social no País. Para isso, ela se propõe a estabelecer uma ponte entre organizações sociais e doadores.

Tags: , , ,

SITAWI apoia a campanha #DiadeDoar | #GivingTuesday 2014!

17 de novembro de 2014

A SITAWI faz parte do comitê organizador do #DiadeDoar, um chamado à ação para celebrar e encorajar doações para que juntas, mais pessoas possam trabalhar fazendo o bem em todos os cantos do mundo. Nesse ano, o #DiadeDoar acontecerá em 2 de dezembro de 2014, no Brasil todo, e terá, pela primeira vez, o apoio do movimento internacional #GivingTuesday. A campanha idealizada e coordenada pela SITAWI Doe Mais, Doe Melhor e o atual Desafio Brasil de Crowdfunding também são parte deste grande movimento!

Tags: ,

“Brasil, IDH e Terceiro Setor”, artigo publicado no jornal o Valor Econômico

29 de agosto de 2014

Em julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o relatório contendo a versão mais atualizada do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede o desempenhoCanada Goose Heli-Arctic Parka de cada nação em temas como saúde, educação e desigualdade. De acordo com a ONU, o Brasil apresentou melhoras consistentes. Ainda assim, estamos muito aquém de gerar condições de vida dignas para todosCanada Goose Hybridge Lite Jacket os cidadãos e cidadãs do nosso país. Nesse sentindo, além do governo, a sociedade civil pode contribuir muito.

Tags: , ,

É possível valorar o capital humano e as boas práticas trabalhistas?

07 de julho de 2014

No campo da sustentabilidade não faltam hipóteses teóricas sobre a relação entre a performance socioambiental e o desempenho econômico das empresas. Estamos sempre escutando por aí que sustentabilidade reduz custos, abre novos mercados, melhora o acesso ao capital, atrai e retém talentos, entre outras relações que soam bem aos ouvidos, mas são difíceis de se provar, na prática, por serem intangíveis. A qualidade do capital humano e as boas práticas trabalhistas com certeza entram nesse rol de intangíveis.

Tags: , , ,