Consultoria ESG para IFs e Investidores

As questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG), também conhecidas como ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), trazem riscos e oportunidades de negócios para empresas, seus investidores e financiadores.

Nós aconselhamos instituições financeiras – bancos, seguradoras, fundos de pensão, gestores de recursos, family offices e private equity – que desejam incorporar questões ASG em sua estratégia de negócio, desenvolvimento de produtos, análise de riscos e investimentos.

Por sermos especialistas, conhecemos os termos técnicos e falamos a língua dos profissionais do setor. A maioria de nossos projetos ocorre no Brasil, mas também temos experiência com projetos internacionais na América Latina e Caribe, EUA, Europa e Ásia.

Nossa prática de Consultoria se adapta à motivação do cliente, seja esta relacionada à ética, reputação ou busca por retornos diferenciados. Nosso portfólio inclui atuação com os seguintes produtos:

Integração ASG para Renda Variável / Crédito / Private Equity / Real Estate / Infraestrutura

A SITAWI apoia gestores e proprietários de ativos de todas as classes de ativos a desenvolverem sua Política de Investimento Responsável, além de diversas outras ferramentas e processos que efetivamente integrem questões socioambientais e de governança em sua decisão de investimento. O processo conta ainda com grande apelo de sensibilização e capacitação de seus profissionais de investimentos, risco, compliance e relações com investidores, a fim de plenamente internalizarem tais mudanças e conceitos ASG no seu dia-a-dia.

A SITAWI já assessorou mais de 30 clientes neste formato, desde gestoras independentes mono-estratégia a gestoras multi-estratégia ligadas a conglomerados financeiros, tanto nacionais quanto internacionais. Com abordagem customizada calcada no entendimento do cliente e em nosso track record.

ESG Advisor de Fundos ASG / Verde / de Impacto

Além do desenvolvimento das capacidades institucionais, a SITAWI também pode apoiar na criação e manutenção de produtos ASG rotulados, tais como Fundos de Ação ASG, Fundos de Dívida Verdes ou mesmo Fundos de Private Equity de Impacto.

A SITAWI apoia o desenvolvimento da tese ESG / de impacto do fundo, desenvolve em conjunto com seu gestor ferramentas e processos que darão base ao seu funcionamento, capacita analistas sobre as temáticas e procedimentos, acompanha o processo de captação de recursos e pode ainda atuar como ESG Advisor do fundo já operacional, dando suporte direto ao seu funcionamento por meio de avaliações de ativos no pipeline, participações em reuniões e comitês internos, dentre outros. Neste formato, o fundo pode explorar a marca da SITAWI como seu “Consultor Técnico ESG” (ESG Advisor).

A SITAWI já apoiou o desenvolvimento ou constituição de mais de 10 fundos em distintas classes, como crédito high-grade, crédito estruturado, infraestrutura e private equity.

Sistema de Administração de Riscos Ambientais e Sociais (SARAS)

A SITAWI pode apoiar a construção de capacidades, ferramentas e processos que visem a incorporação de critérios socioambientais na análise de risco de crédito / investimento / subscrição de bancos, seguradoras, gestoras de crédito e private equity.

O processo de construção do SARAS parte de um diagnóstico da exposição ao risco da carteira de negócios, o alinhamento de suas práticas ao cumprimento legal e à normas e padrões internacionais, definição de novos (ou melhorias de) processos de classificação de risco, definição de rating e condicionantes de aprovação, elaboração de políticas, ferramentas e procedimentos específicos, apoio na implementação dessas atividades – incluindo acompanhamento nas primeiras operações – e capacitação da equipe.

A SITAWI tem a maior experiência no desenvolvimento de SARAS para instituições financeiras no Brasil e na América Latina, com mais de 70 projetos para mais de 60 clientes, incluindo o cumprimento a normas e legislações locais (como a CMN 4.327/2014) e no alinhamento a salvaguardas de bancos de desenvolvimento internacionais.

Risco Climático e Implementação da TCFD

Entre os diversos temas do guarda-chuva ESG, a SITAWI possui expertise específico em mudanças climáticas e alinhamento às recomendações da TCFD – Task Force on Climate-related Financial Disclosures para gestão e reporte de risco climático de instituições financeiras. A SITAWI é parceira da Febraban na implementação das recomendações da TCFD, apoiando o setor bancário brasileiro neste processo.

Desde 2018, apoiamos dezenas de instituições financeiras no diagnóstico de governança, políticas e processos de gestão e reporte de seu risco climático, na identificação de seus riscos de acordo com sua carteira / estratégias de investimentos, construindo estudos sobre potenciais impactos climáticos nas carteiras de negócio, desenvolvendo em conjunto estratégias e planos de ação para endereçar seus riscos e oportunidades.

Outras consultorias para instituições financeiras

  • A SITAWI também pode apoiar IFs e investidores em outros projetos relacionados a sustentabilidade, ASG e clima, tais como:
    Adequação aos Principles for Responsible Investments (PRI), Principles for Sustainable Insurance (PSI) e Principles for Responsible Banking (PRB);
    Desenvolvimento de linhas de crédito verde e outros produtos sustentáveis;
    Mensuração do impacto das atividades e/ou de investimentos
    Apoio na definição de estratégia e/ou de comunicação das instituições
    Sustainable Finance Framework
    Outras atividades similares

Para serviços de Pesquisa e Avaliação ASG de ativos e empresas (renda variável, crédito, M&A), vide seção específica.