Consultoria ESG para Empresas

Questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) trazem riscos e oportunidades para o setor empresarial. Aumento de custos de produção, despesas extraordinárias, taxações e multas, alterações regulatórias, mudanças no padrão de consumo e outras tantas consequências podem advir de uma gestão que não endereça de forma efetiva riscos socioambientais aos quais estão expostos. Oportunidades como acesso a novos mercados, atração de talentos, melhores fornecedores, financiamentos mais baratos e exposição de marca também acabam não sendo aproveitadas.

Baseada em sua consolidada expertise no apoio ESG a investidores e financiadores, a SITAWI passou a desenvolver soluções e produtos para empresas não-financeiras a fim de que as mesmas possam ter um diagnóstico mais preciso de sua maturidade em temáticas ASG, desenvolverem um plano de ação estratégico, implementarem ações estruturantes para sua governança e/ou melhorarem sua comunicação com investidores atuais e potenciais.

São produtos da área de Consultoria ESG para Empresas:

Estratégia ASG

Por vezes, há um lapso significativo entre o que a empresa prioriza em sua estratégia ASG (e posteriormente comunica) e aquilo que seus investidores de fato consideram relevante para seu funcionamento. Como consequência, não só esse planejamento, mas toda a área de sustentabilidade corre o risco de perder relevância para o relacionamento com investidores e, até para o negócio como um todo.

A SITAWI objetiva com este produto construir uma Estratégia ASG – uma estratégia de sustentabilidade que, desde seu embrião, leve em conta de forma significativa a visão que potenciais investidores têm sobre a empresa, o que, consequentemente, irá melhor posicioná-la para investimentos futuros. Desenvolvemos um diagnóstico ASG inicial baseado em uma perspectiva de investidores institucionais, evoluindo para um plano de ação e estratégia, treinamento para as áreas envolvidas e apoio na implementação desse plano.

Comunicação com Investidores

Um dos grandes abismos existentes entre boa parte das empresas é aquele entre as áreas de sustentabilidade, meio ambiente e correlatas e a área de relações com investidores. Seja pela falta de linguagem comum, por vezes objetivos divergentes ou mesmo somente um planejamento ineficaz, é recorrente a falta de informações relevantes de sustentabilidade que poderiam ser repassadas para investidores a fim de valorizar a empresa de forma apropriada e responder a indagações cada vez mais assertivas sobre temáticas ASG.

A SITAWI objetiva com este produto estabelecer uma ponte efetiva entre os profissionais das duas áreas, trabalhando de forma a construir uma lógica de comunicação com investidores que não só considere, mas que possa inclusive priorizar a sustentabilidade como argumento de investimento pelo seu valor crucial àquele negócio. Podemos desenvolver produtos especializados para a comunicação com investidores (relatório ASG especializado, site de RI), priorizar questionários de agências de rating ASG a serem respondidos por RI e até preparar um roadshow ASG para reforçar o discurso e a mensagem da empresa junto a seus investidores.

Framework de Finanças Sustentáveis

Com a crescente maturidade do mercado de capitais e de investidores institucionais com relação ao investimento responsável, a diminuição da taxa básica de juros e a conjuntura socioeconômica nacional, a possibilidade de acesso a financiamento mais barato mediante boas práticas de sustentabilidade torna-se realidade. Contudo, o setor empresarial nacional ainda aproveita pouco tais oportunidades, sendo crucial um apoio não só para mapeamento de projetos potencialmente elegíveis a financiamentos verdes, mas também para toda a preparação burocrática associada a estes.

A SITAWI objetiva com este produto oferecer assessoria técnica para a elaboração de um Framework de Finanças Sustentáveis (Sustainable Finance Framework), ferramenta indispensável para potencializar o acesso a tais recursos (como por meio de títulos e empréstimos verdes, sustentáveis, atrelados a metas ASG) e que torna a sustentabilidade um ativo para melhores financiamentos.

Rating ASG

Com o notável aumento de interesse de questões ASG por parte de investidores institucionais – inclusive com a utilização de ferramentas de apoio de mensuração dessas questões, tais como a terceirização de especialistas em Pesquisa ASG – as empresas vêm sendo cada vez mais analisadas, medidas e ranqueadas por potenciais investidores. Ainda assim, é recorrente o desconhecimento dessas empresas sobre como estes investidores efetivamente as avaliam de um ponto de vista socioambiental, deixando-as às cegas, inclusive, sobre como podem melhorar suas estratégias e comunicação junto aos mesmos.

A premiada equipe de Pesquisa e Avaliação da SITAWI pode utilizar sua metodologia personalizada de Rating ASG para avaliar a empresa a seu pedido, quantificando e tornando visível aos seus gestores de que forma investidores podem, potencialmente, analisá-las.

Análise do impacto de questões ASG no desempenho financeiro

Um dos entraves mais recorrentes às ações de sustentabilidade em ambiente corporativo é o valor que as mesmas geram. Não apenas do ponto de vista de impacto ambiental ou social, mas para a perenidade e saúde do negócio em si. A falta de elementos que consigam materializar impactos em geral majoritariamente qualitativos é um empecilho que torna problemática a defesa de investimentos de gestão de riscos e/ou de ganhos com oportunidades a partir de uma lógica inicialmente socioambiental.

A SITAWI objetiva com este produto materializar este impacto para o negócio a partir da quantificação e monetização dos impactos socioambientais dessas ações no valor de mercado da empresa, demonstrando como investimentos em temas socioambientais materiais efetivamente melhor posicionam a empresa frente a seus pares.

Risco Climático e Implementação da TCFD

As recomendações da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) se consolidam como o novo padrão de gestão e reporte climático em instituições financeiras e não-financeiras por todo o mundo. No Brasil, este movimento não é diferente.

A SITAWI objetiva com este produto dar o apoio técnico e prático na internalização de melhores práticas para planejamento, gestão e reporte de ações, procedimentos e ferramentas da empresa, sob a égide das recomendações da TCFD.

Captação de recursos para a sustentabilidade

Por vezes, diversas ações fundamentais para melhoria da eficiência operacional, redução do uso de recursos, aumento do impacto positivo ou outras tantas consequências benéficas para a empresa não conseguem ser impulsionados pela dependência de investimento interno e de um orçamento limitado.

A SITAWI objetiva com este produto demonstrar que é possível recorrer a outras fontes para financiar essas ações com claro potencial de mitigação de riscos ASG e/ou de geração de impacto ambiental e social – títulos verdes, linhas de crédito preferenciais, doações, dentre outros.