Pesquisa ASG

Questões Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) trazem riscos e oportunidades para as empresas, podendo impactar seu perfil de risco/retorno em crédito, seguros e investimentos. Pensando nisso, a SITAWI desenvolveu expertise para modelar os impactos ASG nos negócios, apoiando a tomada de decisão de investidores institucionais, bancos e seguradoras.

Nosso foco são empresas e setores relevantes para o Brasil, visto que acreditamos ser imprescindível possuir presença e insight local. Através de nossa parceria com a Vigeo EIRIS, agência líder global no fornecimento de pesquisa ASG, nossos relatórios sobre empresas brasileiras podem ser acessados por mais de 300 investidores internacionais.

Nossos produtos de Pesquisa ASG são utilizados por instituições financeiras domésticas e estrangeiras, assim como empresas e sociedade civil, e podem ser classificadas em três tipos:

Setorial

Sitawi_carbon-capa

Buscamos identificar as questões ASG mais relevantes para cada setor, quais tendências podem impactar sua dinâmica competitiva e perspectivas de risco e retorno. A pesquisa pode subsidiar a elaboração de matrizes de materialidade ASG e benchmarks setoriais, além de servir de contexto para nossa análise de empresas. Alguns setores já analisados: financeiro, seguros, alimentos, bebidas, construção civil, energia, mineração, papel e celulose, petróleo e gás, siderurgia, telecom, varejo, entre outros.

TEMÁTICO
Sitawi_cebds-logo

A abordagem temática seleciona questões ASG específicas para uma análise aprofundada, projetando seus impactos nos diferentes setores da economia. Alguns dos temas já analisados: mudanças climáticas (impactos físicos e regulatórios), resíduos sólidos, recursos hídricos, biodiversidade, relações trabalhistas, gestão de fornecedores, relações com a comunidade, entre outros.

EMPRESAS
capa controversias ASG2015

Nossa expertise setorial e temática permite avaliar a exposição das empresas a riscos e oportunidades ASG, bem como entender suas respostas a estes desafios em termos de estratégia, gestão e performance. Nossas análises podem gerar alertas sobre controvérsias, ratings ASG ou inputs específicos para o valuation dessas empresas. Temos cobertura regular de 100 empresas brasileiras e 4000 empresas internacionais através da parceria Vigeo EIRIS.